Volta à terra

Menina d’uva é o projeto que iniciei em 2017, quando voltei à terra dos meus pais, no Planalto Mirandês (Nordeste Transmontano). Troquei Paris por uma vida simples, rural, que sempre me atraiu, com objectivo de cuidar, e de partilhar o maravilhoso património vitícola desta região.

 

Comecei em 2017 com uma pequena produção, numa casa velha que me arranjou meu avô, sem água, nem electricidade. O ano a seguir, recuperei pequenas parcelas de vinhas velhas aos habitantes da aldeia, e organizei a adega através de um financiamento participativo. Produzi 2000 garrafas, de maneira natural e integralmente manual.

"Nasci em França, onde estudei biologia em Paris. Trabalhei em vários laboratórios de investigação da levedura, mas achava mais gratificante vindimar no Beaujolais durante as férias, e fazer uso deste microrganismo na fermentação do vinho. Neste sentido, voltei a estudar e obtive o diploma de engenheira em processos de fermentação em 2017. Foi durante experiências em quintas na Bourgogne, Languedoc, e também em Portugal, que me apaixonei pelo vinho saudável, e que tomei consciência da necessidade de proteger o património vitícola inestimável do Planalto Mirandês".

 
castas tradicionais
aldeia de uva
vinha velha
vinificação natural
biodiversidade
produção artisanal
planalto mirandes
avô
 

©2020 by meninaduva

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now
planalto mirandes