ksbsi.jpg

UVA, ALDEIA TRADICIONAL

As vinhas estão essencialmente localizadas no coração do planalto mirandês, em Uva, uma aldeia abrigada no côncavo das montanhas, onde residem 50 habitantes.


A aldeia é cercada por uma grande concentração de pombais tradicionais, e antigamente por muitas vinhas. Infelizmente, a maior parte foram arrancadas ou abandonadas.


Em 2018, recuperei 3 parcelas de vinhas velhas. Desde esta produção original, adicionaram-se 3 outras parcelas (2,3 ha de vinhas no total), que se estendem também às aldeias vizinhas.

IMG_7057.jpg

CASTAS NATIVAS

As vinhas têm entre 40 e 65 anos de idade, e foram plantadas com uma mistura de castas tradicionais da região. 


Estão principalmente plantadas em solos xistosos e de quartzo, que favorece a infiltração profunda das raízes, e contentar-se com os escassos 300 mm de chuva anual. Algumas parcelas repousam nas raras coberturas sedimentares da região, solos menos profundos, mas de mais alta fertilidade, que respeita à drenagem, retenção e circulação da água

Na terra fria do planalto, o clima é ritmado por longos invernos frios e verões quentes (sendo esta uma das razões para a sua denominação). Entre o dia e a noite, as grandes amplitudes térmicas permitem uma maturação lenta das uvas e o seu enriquecimento aromático.

Estas variedades de vinhas muito antigas, estão perfeitamente adaptadas a este tipo de terroir, e permitem produzir vinhos singulares e únicos.

 

©2020 by meninaduva

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now